terça-feira, 26 de novembro de 2013

Loja física X Loja virtual

Você sabe comprar pela internet? Já comprou e teve problemas? Já comprou em site internacional? Prefere loja física? Qual das duas opções compensa mais?
Essas e outras perguntas vou responder aqui, com dicas de como comprar pela internet, o que devemos levar em consideração e o que vale a pena em cada caso.




Nós consumidores temos que aprender a usar a internet ao nosso favor. A grande vantagem é que você pode pesquisar preços e não tem como mentir por muito tempo na internet, ou seja, se uma loja não é idônea, as pessoas logo vão começar  a reclamar, contar as experiências e assim, só é enganado quem não se informa. Muita gente acaba comprando por sites pela facilidade e preço, principalmente as maquiagens importadas, que são mais baratas fora do Brasil.
                   

10 dicas na hora de comprar pela internet


1 - Fazer uma lista de sites onde pessoas que você conhece ou confia já compraram e deu certo. Geralmente quando o assunto é compra de cosméticos, nós buscamos essas informações nas blogueiras, que sempre recomendam um site ou outro, então fica mais fácil de confiar, mas esse é só o primeiro passo. Não é porque alguém comprou e deu certo que você vai comprar logo de cara.

2 - Buscar em sites de avaliação de lojas virtuais, como o Reclame aquiEbit, entre outros e acessar as redes sociais da loja (facebook, instagram, twitter) e ler os comentários. Esse é o passo mais fácil de saber se você vai comprar ou não. Mas se mesmo assim não te convencer, continue o passo a passo.

3 - Averiguar se a loja possui endereço físico e telefone para contato. Se ela não tiver endereço físico, desista, se tiver telefone, ligue e peça informações. (onde fica, de onde vem o produto, quem é o responsável, dados da empresa, seguro da compra, etc.) Não tenha vergonha de fazer isso, pois é o seu dinheiro que está em jogo. Precisa saber se vai ter alguém para recorrer caso ocorra algum problema.

4 - Verifique se a loja cumpre o decreto que regulamenta o comércio eletrônico. Essas lojas devem apresentar para os seus consumidores os seguintes dados:
- O número do CNPJ ou o CPF do responsável;
- O endereço físico da empresa e outros dados como telefone e email para contato;
- Informações sobre o que fazer quando o consumidor se arrepende da compra;
- O prazo de devolução do dinheiro.
5- Cuidado com a máxima de que pagamento por boleto é sinal de segurança, pois pessoas físicas também podem gerar boletos. Prefira usar serviços como PagSeguro ou PayPal na hora de efetuar o pagamento, pois dessa forma a loja só recebe quando a mercadoria for entregue e você tem a segurança de cancelar a compra a qualquer momento. 





6 - Veja também se o site é seguro. Sabe aquele cadeado que aparece na barra de status do programa? Então, coloque o cursor em cima dele e veja se o endereço do site que aparece é o mesmo que você está. Outra dica é ver se o site começa com http://. 

7 - Não confie somente nas fotos dos produtos, pois muitas lojas que vendem maquiagem e cosméticos acabam comercializando falsificações como se fossem originais. Muito cuidado, pesquise bem sobre esse assunto, busque na internet a diferença de produtos falsificados e originais. Informe-se sobre o produto que quer comprar e o preço que a marca vende no país de origem, pois se a loja comercializar por um preço mais barato que a própria marca, não é um bom sinal.


8 - Informe-se se a sua mercadoria já está no Brasil ou não. Se a compra for internacional, veja quais são os prazos de entrega e quais as providências caso seu produto não seja entregue no prazo máximo estipulado. Descubra também se alguém já passou por isso e se a loja cumpriu o que prometeu. Vale lembrar sobre a taxa de importação se você for taxado pela receita federal, existem lojas que pagam essa taxa para o consumidor, veja se é o caso. 

9 - Não se esqueça de manter sempre seu anti-vírus atualizado para evitar qualquer vazamento de dados pessoas e da sua conta bancária. Na internet temos que nos proteger sempre, pois você nunca sabe quem está do outro lado.

10 - Você já fez todos os passos e decidiu concluir a compra, então previna-se como pode, guarde todos os e-mails trocados, comprovantes de pagamento, número da compra e tudo o que puder.



Mas e as lojas físicas, vale a pena comprar nelas?

Com a chegada das lojas online e das redes sociais, as lojas físicas mudaram muito. Agora a loja é física, mas a pesquisa de preço e busca por produtos é online. Você não precisa mais andar horas no centro da cidade ou em shoppings para descobrir se tal loja tem esse ou aquele produto e quanto custa. A maioria já repassa essas informações pelas redes sociais do próprio comércio, o que facilita muito a vida do consumidor. 
Outro ponto importante é o atendimento diferenciado que muitas lojas possuem. Por exemplo, se você quer comprar uma base, na loja física você tem todo o contato com o produto para saber se aquele é o certo pra você, já pela internet, a chance de erro é muito maior. É aquela coisa, em loco é tudo "real", você vê o produto tal qual ele é, já online, é uma realidade aproximada, as cores, texturas não são exatamente as mesmas.




Um outro tipo de atendimento diferenciado são as informações e dicas de como utilizar tal produto, como ele funciona, se existe outras opções você terá oportunidade para conhece-las, em suma, é essa troca de informações que nós temos quanto estamos de fato em contato com alguém na hora da compra.


E na hora de pagar, compensa também? 


Esse é o momento mais decisivo para a maioria dos consumidores acostumados com as comprar virtuais, o preço. E é agora que você tem que colocar tudo na balança. Se a compra é internacional, saiba que você pode ser taxado e o valor é 60% em cima do produto + frete. E nesse caso você pode trocar seis por meia dúzia, pois geralmente a diferença de uma loja pra outra acaba quase nula ou até mesmo a virtual fica mais cara. Aí vai de você se quer arriscar ou não.
Um outro fato é a demora para ter o produto em mãos, as comprar internacionais podem levar até 3 meses pra chegar (já vi casos que demoraram mais que isso). E por último, a segurança de saber onde a loja fica e poder recorrer a ela caso tenha algum problema. Por isso devemos pensar bem na hora da compra, pois o barato pode sair caro.

Um comentário:

  1. Não dou 10 anos para a maioria dos produtos de linha branca(geladeiras, fogões, lava roupas e etc) não serem mais comercializados nas lojas físicas, e ao mesmo tempo para acabar todas as "vantagens" financeiras de se comprar pela internet, isso se as empresas não igualarem os preços das lojas virtuais com as físicas. Mas dizer que a despesa de uma loja física é muito maior que uma virtual e que esse é o único motivo para os preços baixos nas virtuais, isso é história pois todos sabem que nenhuma empresa de varejo no Brasil trabalha com margem de lucro sobre linha branca abaixo de 100% de lucro, senão já teriam falido, isso é um fato.

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